sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

DC Universe Online

O universo DC ganha novos habitantes

DC Universe

Se você nunca jogou um MMO, DC Universe Online é um bom lugar para começar. Além dos rostos conhecidos, você também encontrará uma jogabilidade bem familiar, sem menus ameaçadores e jogadores superevoluídos.

Infelizmente, parece que DC Universe Online foi feito somente para estes jogadores e seu apelo é totalmente superficial. O material é inegavelmente interessante e em determinados momentos o título mostra todo o seu potencial, todavia, a falta de conteúdo e vários problemas técnicos minam toda a experiência.

O reino do amanhã

A trama é interessante e oferece um belo pano de fundo para o surgimento de vários novos heróis e vilões. Nas ruínas de Metrópolis os maiores heróis e vilões do universo DC travam a batalha final. Lendas como a Mulher-Maravilha e Sinestro caem vitimas do embate, que culmina com a morte do Super-Homem pelas mãos do Lex Luthor.

Porém, quando o Luthor ia comemorar sua vitória, o céu é encoberto pela frota de invasão de Brainiac, que secretamente estava drenando os poderes dos heróis — o que permitiu a vitória de Luthor e abriu caminho para a sua conquista da Terra.

Img_normalPara impedir este futuro negro, Luthor rouba a energia dos heróis pega por Brainiac — contida em exobytes (nanorobôs). Munidos dos exobytes, Luthor volta no tempo e libera os nanorobôs na atmosfera da terrestre criando novos metahumanos (como são conhecidos os superseres do universo DC).

O arquirrival do Super-Homem explica toda a situação para os heróis da Liga da Justiça e pede que eles procurem e treinem estes novos meta-humanos, pois Brainiac está chegando e a Terra tem que estar preparada para se defender.

Nova fronteira

O grande trunfo de DC Universe Online é o de ser um dos primeiros MMO interplataforma. Muitos títulos já alardearam tal funcionalidade, mas poucos realmente conseguiram oferecer a tão desejada integração entre jogadores.

Em DC Universe Online, jogadores do PlayStation 3 habitam o mesmo mundo que os heróis e vilões dos computadores. Outro ponto interessante é a forma como a jogabilidade diferenciada dos MMO foi habilmente adaptada para o PS3.

É verdade que alguns fãs puristas do gênero ficarão um tanto descontentes com a “simplicidade” de comandos. Quem já está familiarizado com outros jogos do estilo MMO sabe que não faltam botões e opções de configuração para os inúmeros poderes, armas, inventários e menus.

Em DC Universe Online, os atalhos são bem reduzidos e toda a mecânica de jogos parece ter sido criada com os jogadores do PS3 em mente. Assim, a jogabilidade é mais dinâmica e a interface assume uma apresentação mais acessível.

Ano Um

Apesar de não contar com um editor tão completo quanto o de City Of Heroes, DC Universe Online oferece uma boa quantidade de opções para criação do seu personagem. Você começa selecionando o sexo e biótipo do seu personagem e, se não quiser perder muito tempo, pode optar por modelos prontos, inspirados em outros personagens clássicos do universo DC.

Img_normalCaso prefira editar todas as opções, você ainda terá que definir o alinhamento moral (herói ou vilão), personalidade (cômico, durão, animalesco...) e mentor. A escolha do mentor ditará a forma com que você utiliza seus poderes, seus equipamentos básicos e até mesmo a sua “guilda” dentro da facção escolhida (Liga da Justiça ou Legião do Mal).

Os heróis podem escolher entre a Mulher Maravilha, Batman e Super-Homen, enquanto os vilões optam entre Coringa, Lex Luthor e Circe. Os poderes não são tão variados, mas seguem a velha dinâmica: tanque, controle e cura.

Você pode escolher entre seis tipos de poderes, dois para cada “classe”. Fogo e gelo para são os poderes padrão para os tanques; mental e tecnologia seguem a linha de controladores;  e natureza e mágica servem para os curandeiros de plantão.

Na sequência o jogador seleciona a sua forma de “movimentação”: voo, supervelocidade ou acrobático — pense Super-Homem, Flash e Batman (respectivamente). Além disso, o jogador também deverá definir a forma de combate do personagem. Ao todo são dez opções, incluindo armas brancas, armas de fogo, artes marciais e rajadas de energia.

Depois disso tudo, só falta editar a aparência física e o seu uniforme. Você poderá criar mais de um personagem e futuras mudanças de equipamento não precisam alterar a sua aparência. Entretanto, se você quiser, poderá mudar qualquer característica do seu personagem a qualquer momento do jogo.

Tempestade de Sangue

O breve tutorial e a fase introdutória fazem um bom serviço, apresentando os principais comandos e poderes. Na pratica, DC Universe Online é um grande jogo de ação online com elementos de RPG. Você explorará o cenário em busca de itens secretos e vai espancar muitos oponentes — tanto no PvE como no PvP.

No PC a dinâmica de mouse e teclado é adequada — mesmo sem a opção de clicar sobre o inimigo para travar a mira — já no PS3 os comandos parecem ainda mais naturais. Para desferir um golpe ou tiro, basta pressionar um botão (do mouse ou do controle).Img_normal

O sistema de combate é extremamente fluido, especialmente se levarmos em conta a latência típica dos MMOs. Em DC Universe Online o famoso lag é imperceptível. Na maioria dos jogos do gênero a diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos se tornam perceptíveis é algo realmente frustrante.

O estilo ágil e intenso de DCUO torna o título muito mais atraente para os “não iniciados” no mundo dos jogos MMO. O uso dos seus poderes é regido por uma barra de energia (espécie de mana), enquanto as habilidades com arma podem ser combinadas sem restrições.

Conforme o personagem evolui, novos poderes e habilidades são desbloqueados. Entra aqui um pequeno elemento tático, já que você pode unir poderes e habilidades de combate para criar combos letais. Outro ponto interessante é que, independente da sua “classe” (curandeiro, tanque ou controlador), você pode criar combinações de ataque ou defesa.

Terra de ninguém

Na hora de começar a jogar, você escolher um servidor, que podem ser PvP ou PvE. Os servidores PvP colocam todos os personagens, heróis e vilões no mesmo mapa e permitem que eles se ataquem a qualquer momento. Já os servidores PvE deixam que o jogador explore o cenário sem medo de levar um supersoco a qualquer momento.

As missões solo são bem diretas e possuem duas “partes”. Primeiro você deve realizar uma série de miniobjetivos — do tipo elimine e/ou colete um determinado número de inimigos e/ou itens. Feito isto, você será enviado para uma “dungeon” na qual encontrará mais oponentes e um chefão.

As missões em grupo só são habilitadas a partir do nono nível (Lv. 9) e consistem basicamente de Alerts. Em equipes de até quatro jogadores você embarca em sendas, enviadas por Ajax ao Caçador de Marte (J'onn J'onzz), que assumem o mesmo estilo das missões solo, mas com mais inimigos e conteúdo.

A partir do nível 30, você habilita outras formas de PvP, os Duos e a Arena. Duos, como o próprio nome sugere, são versões revisadas de "dungeons" já visitadas que você pode explorar com a ajuda de um parceiro. Enquanto a Arena oferece combate direto entre heróis e vilões. DCUO também conta com o modo Legends: uma Arena PvP na qual você jogo como grandes ícones do universo DC como o Coringa, Harley Quinn, Robin e Asa Noturna entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu Comentario aqui